ELEIÇÕES ADCAP NACIONAL - TRIÊNIO 2025/2028

 

 

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CONHEÇA OS CANDIDATOS
1 – Chapa Inscrita

Chapa ÚNICA – ADCAP Nacional

 ADCAP JUNTOS COM VOCÊ

  Presidente – Roberval Borges Correa – PR

 Vice-Presidente – Maurício Fortes Garcia Lorenzo – BA

 Secretário-Geral – Rogiero Victor de Andrade – SPI

 Diretor Administrativo e Financeiro – Luiz Alberto Menezes Barreto – GO

 Diretor de Comunicação e Desenvolvimento – Sheyla de Brito Belíssimo Zanini – SPI

 Diretor de Relações Funcionais – Mirta Maria Gomes Uliana – RS

 Diretor de Relações Externas – José Maria dos Santos Silva – BSB

 Diretor Jurídico – Claudio de Souza Quaresma – RJ

 Diretor de Aposentados e Previdência – Carlos Roberto de Santa Ana Melo – SPM

 

PLATAFORMA:

 • Desenvolver ações em defesa dos interesses dos associados.

 • Desenvolver ações em defesa dos interesses institucionais e da sustentabilidade da ECT e de suas ligadas Postalis e Postal Saúde.

 • Atuar para que a Diretoria Executiva da ECT seja formada por profissionais qualificados da empresa e com autonomia de gestão. Fim do aparelhamento político.

 • Atuar para que a gestão dos POSTALIS seja voltada para os interesses dos participantes e sustentabilidade do instituto.

 • Dar continuidade as ações protetivas e garantidoras dos direitos a que fazem jus participantes e assistidos do Postalis, nas esferas jurídica, política e administrativa.

 • Atuar para que a gestão da Postal Saúde seja voltada para os interesses dos empregados ativos e aposentados.

 • Atuar para a eleição dos associados da ADCAP para os Conselhos do Postalis, da Postal Saúde e para o Conselho de Administração da ECT, bem como buscar parcerias para garantir a representatividade almejada.

 • Buscar inserir a ADCAP nas negociações dos acordos coletivos de trabalho da ECT e nas discussões de políticas profissionais junto a ECT, tais como: revisão do PCCS, critério para ocupação de funções na ECT, PLR, revisão das tabelas salariais e de funções, reposição de vagas e a retomada dos cursos de formação profissional voltados para os processos da empresa.

 • Promover ações para o bom relacionamento com outras instituições representativas dos empregados e aposentados.

 • Defender a aplicação das Leis das Profissões.

 • Fortalecer a luta contra a profissionalização da gestão dos Correios.

 • Melhorar as opções da plataforma ADCAP Benefícios, especialmente com soluções de lazer

 • Implementar a solução ADCAP Assistência Saúde

 • Lutar pelo veto   (1712).

 • Modernizar e informatizar a gestão da ADCAP.

 • Fortalecer a presença da ADCAP Nacional em eventos informativos dos núcleos.

 • Implantar a ADCAP Itinerante nos Núcleos Regionais.

 • Modernizar e melhorar o processo de comunicação com os associados.

 

PRESIDENTERoberval Borges Correa – PR

 

 FORMAÇÃO ACADÊMICA: Administração Postal CAP VI – ESAP – Brasília – 1979; Direito – PUC/Paraná e UNICEUB – Brasília – 2005; Master Of Business Law – MBL – Universidade Positivo – 2007; Mestrando – Universidade Positivo. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos; Diretor Regional no Piauí – 1983/1985; Diretor Regional Adjunto em Campanha (sul de Minas) – 1986/1990; Diretor regional no Paraná – 1994/1997; Diretor Comercial – 1997/2003; Projetos de inovação – 2005 – 2017; Aposentado – 2017; Borges Correa & Monreal advocacia – Sócio; Ações trabalhistas – Empresariais – Previdenciárias. ATUAÇÃO ASSOCIATIVA: Participação em diversas ações institucionais e integr a atual diretoria da ADCAP como Presidente roberval@advocaciabcm.com.br

 

VICE-PRESIDENTE – Maurício Fortes Garcia Lorenzo – BSB

 Analista de Correios Sênior - Administrador Postal, tendo ingressado na ECT em 1985, como bolsista, onde permanece em atividade. Exerceu várias funções técnicas e gerenciais na Diretoria Regional da Bahia e na Administração Central, em Brasília. No período de 2018 a 2024, foi membro do Conselho de Administração e Diretor de Negócios da Empresa. É graduado em Administração (UPIS-DF) e em Administração Postal (ESAP-DF), tem especialização em Administração (UFBA-BA) e MBA em Previdência Complementar (FGV-DF), e Mestrado em Administração (UFBA-BA). Na ADCAP, exerceu funções diretivas no Núcleo Regional da Bahia e na ADCAP Nacional em diversas oportunidades, sendo atualmente Vice-presidente na Diretoria Executiva. mauricio-lorenzo@hotmail.com

 

SECRETÁRIO-GERAL – Rogiero Victor de Andrade - SPI

 

Administrador Postal CAP XIV, Graduado em Administração de Empresas, Direito e Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Atualmente estuda Informática para Negócios na FATEC Rio Preto. Trabalhou 37 anos nos Correios, exercendo diversas atividades gerenciais na DR/BSB, na antiga DR SJO, DR SP (atual SPM), na Administração Central em Brasília e, por fim, na DR/SPI, em Bauru e São José do Rio Preto, onde se aposentou. Participa das ações da ADCAP desde a sua fundação em 1986, atuando atualmente como Diretor de Comunicação do Núcleo SPI e como Secretário Geral da ADCAP Nacional no período que se encerra. Atuou sempre na coordenação de ações para aumento de associados na região onde atua e em eventos diversos. rogandrade2@gmail.com

 

DIRETOR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO – Luiz Alberto Menezes Barreto – GO

Sergipano, é formado em Ciências Contábeis com especialização em Administração Financeira. Estudou Filosofia, Economia e Comunicação Social. Na ECT há 18 anos, ocupou as funções de Coordenador de Atendimento, Chefe da Seção Administrativa da Gerência de Maiores Agências, em BH, Gerente do CTCE de Uberlândia, Gerente de primeiro turno do CTE-BH, Gerente da Ggran/Gccap-CTC-BH, Reven de Uberaba, de Uberlândia e de Belo Horizonte. Voluntário, coordenou, por três anos, a Campanha do Papai Noel dos Correios, em Minas Gerais. Foi presidente da ADCAP Minas, Presidente, Diretor de Comunicação e Diretor de Relações Externas da ADCAP Nacional. luiz-menezes@uol.com.br

 

DIRETORA DE COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTOSheyla de Brito Belissimo Zanini – SPI

Analista de Correios, graduada em Administração de Empresas pela Instituição Toledo de Ensino – ITE Bauru, com pós-graduação em Gestão Empresarial e Marketing pela UniSALESIANO Lins e em Logística Empresarial pela UNINTER. Empregada dos Correios desde 2001, já atuou nas áreas financeira, comercial, desenvolvimento de mercado e gabinete da Superintendência Estadual de São Paulo Interior e atualmente trabalha na Gerência de Vendas em Bauru/SP. Associada da ADCAP desde 2006, participa ativamente das iniciativas da associação e atualmente é Vice-Presidente do Núcleo Regional São Paulo interior. shemanager@gmail.com

 

DIRETOR DE RELAÇÕES FUNCIONAIS – Mirta Maria Gomes Uliana - RS

 

33 anos de Empresa, Técnico de Correios Pleno – Atividade Operacional, tendo atuado como Subgerente de Operações Especiais, Gerente de Contas Especiais, Gerente de Grandes Clientes e, atualmente atua na Gerência de Controle Operacional/CTCEPAE. Participa da Diretoria da ADCAP-RS desde 2010, desejando continuar a apoiar a associação na defesa dos interesses dos empregados, da empresa como pública e autossustentável e, no intuito de aumentar nosso quadro de sócios por acreditar que podemos fazer muito mais com o fortalecimento e a união de todos. mirta.uliana@hotmail.com

 

DIRETOR DE RELAÇÕES EXTERNAS – José Maria dos Santos Silva – BSB

 

 Administrador Postal CAP VII, Graduado em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Administração Empresarial Avançada pela Universidade Federal/PA, Regimes de Previdência e MBA em Finanças Corporativas do IBEMEC. Trabalhou 39 anos nos Correios, exercendo suas atividades gerenciais na Administração Central em Brasília (Assessor de Diretoria/PR e DIEFI e Gerente Corporativo e Coordenador Nacional da implantação do Banco Postal)), em Pernambuco (Gerente de Inspetoria) e no Pará (Gerente Regional e Diretor Regional Adjunto). Participa das atividades de gestão da ADCAP desde a fundação, como Presidente no Pará e vice-presidente em Brasília, Diretor Nacional e Conselheiro Fiscal Nacional. Aposentado pelo PDI. Foco de atuação neste novo mandato: relacionamento externo, incluindo Congresso Nacional e relações do trabalho nos Correios. damaquinha@gmail.com

 

 DIRETOR JURÍDICO – Claudio de Souza Quaresma - RJ

 

Formação Acadêmica: Advogado com Especialização em Direito Imobiliário, Notarial e Registral pela UERJ. Graduado em Administração de Empresas e Administração Pública pela UFRRJ, com Especialização em Controladoria e Gestão Pública pela UFRJ. Experiência Profissional: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, de 1981 a 2017, tendo ocupado diversas funções de gestão e técnica: Gerente de unidades operacionais e de atendimento; Inspetor Regional; Chefe de Seção, Gerente de Logística Integrada I, Coordenador de Planejamento e Logística Integrada II e Gerente de Logística Integrada II. Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/RJ – de 2017 a 2018 / Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro - PGE – de 2018 a 2019  /Advocacia Geral da União – AGU – de 2021 a 2023 / Advogado – Profissional Liberal – desde 2019 .  Na ADCAP – Núcleo do Rio de Janeiro - Secretário Geral por dois mandatos 2013/2016 e 2016/2019  /Presidente por dois mandatos 2019/2022 e 2022/2025

 

DIRETOR DE APOSENTADOS E PREVIDÊNCIA – Carlos Roberto de Santa’ana Melo – SPM

 

Aposentados nos Correios desde 2017, exerceu o cargo de Técnico Operacional, é formado em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos e possui extensão em Orientação profissional.  Na ECT exerceu cargos de nível básico, técnico e funções gerenciais do nível tático.  Aposentou-se com 34 anos de serviços prestados para a ECT. Na Adcap participa ativamente, foi presidente da Adcap SPM no período de 2013 a 2016 e de 2016 a 2019, atualmente é Diretor Financeiro em exercício. Na Adcap Nacional, no atual período atua na Diretoria de Aposentados. Fora da ECT, foi Diretor na Associação de bairros no município de Guarulhos-SP, é casado a 37 anos, pai de 03 filhos e 07 netos. csantaanamelo@hotmail.com

 

2 - Conselho Fiscal - 2025-2028

1)   Fabiano Mathias – SPI ( CONSELHO FISCAL)

 

 É formado em Administração de Empresas pela UNIGRAN, pós graduado em MBA Executivo com Ênfase em Recursos Humanos e MBA em Logística – Mobilidade – Meio Ambiente. Possui 27 anos de carreira nos Correios, no qual já atuou como gestor de Agência de Correios, Gerente de REATE, GERAE, CTCE e Analista na VILOG. Na ADCAP, núcleo São Paulo-Interior, atuou como conselheiro fiscal e presidente da ADCAP-Núcleo São Paulo Interior no período de 2013 a 2016.

Plataforma:

Atuarei como conselheiro fiscal, com lisura e transparência, no intuito de possibilitar que as  ações promovidas pela Diretoria Executiva sejam realizadas com legalidade e impessoalidade, promovendo garantias de gastos conscientes que gerem valor ao associado.

2) Gilberto Matos Sobrinho – MG  ( CONSELHO FISCAL)

 

Candidato à reeleição para o Conselho Fiscal da ADCAP Nacional. Sou formado em administração e gestão de negócios, pós-graduado em Turismo e MBA em gestão da saúde, atuei por 30 anos nos Correios na área operacional, tendo também atuações na área estratégica da empresa, atualmente estou aposentado.

Plataforma:

O objetivo deste novo mandato é a manutenção dos trabalhos de fiscalização contábil/financeira da associação, bem como apontamento de caminhos que entendemos positivos para a gestão executiva. Mantendo sempre os princípios da ética, isenção, clareza e responsabilidade. Apresento me como opção para o seu voto.

 

3) Jayme Aranha Chacon Junior – AM ( CONSELHO FISCAL)

 

Aposentado no cargo de Analista de Correios Pleno na ECT/AM (2017), Administrador de Empresas/UA (Atual UFAM), com Especialização em Estratégia Empresarial (UFAM) e Segurança e Desenvolvimento do País (ADESG/AM), Bacharel em Contabilidade, Advogado. Na Diretoria Regional do Amazonas ocupou diversas funções de Gerente: Gerente de Engenharia e Sistemas; Gerente de Administração; Gerente de Contabilidade e Controle Financeiro; Assessor de Planejamento e Qualidade; Gerente de Recursos Humanos; Gerente de Auditoria e Inspetoria; Gerente de Transportes e Gerente de Serviços Gerais. Atuou no PNQ-Programa Nacional da Qualidade como Examinador/Avaliador. Atualmente, Vice-Presidente da ADCAP AM/RR, no exercício da Presidência. Outras experiências profissionais: Ex-Presidente do CRA-AM/RR – Conselho Regional de Administração do Amazonas e Roraima por três mandatos; Professor nas Faculdades Objetivo/AM na área de RH e Fac. Nilton Lins/AM na área de Materiais e Planejamento Governamental; Administrador na TELAMAZON-Telecomunicações do Amazonas S/A.

Plataforma:

Manter uma fiscalização efetiva nos processos da ADCAP NACIONAL de modo a ensejar relatórios com fundamentações técnicas e legais pertinentes, de acordo com as evidências gerenciais apresentadas, assim como, compartilhar informações relevantes, cjaymearanha@yahoo.com

4) Marcio Varallo Ribeiro da Silva - BSB  ( CONSELHO FISCAL)

 

Administrador PL, Curso Superior em Administração de Empresas (AEUDF) e Engenharia Civil (UNB), Pós-Graduado em: Política e Estratégica (UNB), Marketing de Serviços (ESPM) e MBA Logística Empresarial (UNB), com 38 anos de ECT, atuou em funções de gestão e assessoria nas áreas operacional, logística, comercial e segurança empresarial da Administração Central ou SE/Brasília. Na ADCAP tem como destaque as funções de Coordenador do Núcleo de Brasília (1997 a 1999), Secretário Geral da Diretoria Executiva Nacional (1999 a 2001 e 2001 a 2003), Vice-Presidente do Núcleo de Brasília (2013 a 2016), Presidente do Núcleo de Brasília (2016 a 2019 e 2022/2025).

Plataforma:

1. Fiscalizar os processos financeiros e administrativos da ADCAP Nacional, promovendo informações claras e acessíveis aos associados; /  2.      Analisar documentos, relatórios balancetes financeiros de modo que se preserve a boa gestão dos recursos e contribuições dos associados;  / 3.      Estabelecer canais de comunicação direta aos associados, permitindo informações transparentes dos relatórios financeiros e balancetes; / 4.      Fiscalizar as práticas de gestão financeira, de modo que seja garantido a integridade e o crescimento do patrimônio da entidade e a gestão que priorize os interesses dos associados;  / 5.      Propor melhorias de controle no processamento das informações financeiras, de modo a garantir a informação a todos os associados; / 6.      Exercer o cargo com responsabilidade, ética e empenho, de modo que sejam defendidos os interesses coletivos dos associados e preservar pela seriedade e comprometimento institucional de seus gestores; / 7.      Propor que a condução da análise dos resultados contábeis e consequentemente o relatório conclusivo, seja feito nas AGE – Assembleia e retorne ao modelo de participação presencial dos associados, com a discussão do assunto e esclarecimentos das dúvidas existentes.

5) Paulo Cesar Bezerra de Lima - PB   ( CONSELHO FISCAL)

 

 1. Administrador Postal e Advogado. /  2. Assessor Jurídico DR/PB. /  3. Aposentado desde 2018.

  Plataforma:

  Zelar pela observância dos princípios éticos e morais dos recursos postos à disposição da direção da ADCAP por seus associados.

 

6) Reinaldo Antonio Castro – RS ( CONSELHO FISCAL)

 

Administrador de Empresas, Contador, Coach, Síndico Profissional e Professor.26 anos de Correios. Trabalho atualmente no CDSTI RS - Porto Alegre. Trabalhei em várias áreas da ECT (Gerat, Asdem, Geter, Gecom, etc). Atual Presidente do Conselho Fiscal da ADCAP NACIONAL e Vice-presidente do Conselho Fiscal do NÚCLEO ADCAP/RS.

Plataforma:

Exercer fiscalização constante nos documentos e lançamentos contábeis; colaborar para uma boa engenharia matemática e financeira nas contas da ADCAP Nacional, sugerindo alterações baseadas em análise e verificação; fiscalizar os atos dos administradores, opinar sobre diversas matérias, denunciar desvios e irregularidades e prestar contas diretamente aos associados por meio de pareceres; seguir as orientações do Guia de Orientação para o Conselho Fiscal do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC); aprovar o parecer da auditoria externa sobre as contas, se for o caso; aprovar as contas para deliberação em Assembleia Geral, sanando as questões duvidosas antes do evento acima; continuar exercendo a função, o que faço desde 2013, com experiência e dignidade.

 7) Sandra Moreira – RJ ( CONSELHO FISCAL)

 

Administrador Pleno tendo trabalhado nos Correios por 40 anos. Aposentada desde 2014. Experiência nas áreas de Encaminhamento, Atendimento, Auditoria, Distribuição, Gestão de Transportes.

 Plataforma:

Continuar com o trabalho sério que estamos fazendo no Conselho fiscal já a 2 (dois) mandatos. Propor a Diretoria a implantação de novos controles para uma administração financeira eficiente e eficaz. Avaliar a gestão administrativa e financeira da associação, tomando por base, o capital social e humano para que a administração trabalhe sempre em prol dos seus associados.

 8) Wagner Catarino – SPM (CONSELHO FISCAL)

 

Graduado em Administração de Empresas e Pós-graduado em Logística. Iniciou na ECT em 1996 como Operador de Triagem e Transbordo no CTC JGE. Em 1999, reenquadrado cargo Técnico de Correios, percorrendo as principais Centros de Transportes Operacionais. Em 2010 iniciou jornada nos Centros de Tratamento, atuando como Gerente de Atividade nos Centros Jaguaré, Vila Maria e Cajamar. Atualmente é Gerente da Central Nacional de Unitizadores (GCUNI), onde desenvolvem atividades de suprimento de materiais operacionais para os Centros de Tratamento e Terminais de Carga a nível nacional.

Plataforma:

Nossa plataforma de trabalho será baseada em melhorias nos processos da ADCAP, sugestão de redução de despesas, propostas de aumento de receita com novos associados e novas fontes de renda. Como estamos ativos na ECT, podemos trazer aos Diretores da ADCAP a visão e opinião dos empregados, melhorando a visão estratégica da Diretoria.