ELEIÇÕES ADCAP REGIONAL /BSB - TRIÊNIO 2025/2028
ESTÁ CHEGANDO A HORA DE VOTAR!
CHAPA I - BRASÍLIA – O ASSOCIADO EM 1º LUGAR
Composição:
Presidente – MARCIO VARALLO RIBEIRO DA SILVA
Vice-Presidente – JOSÉ OLIBÉRIO ALVES
Secretário-Geral – RONALDO MACHADO DA SILVA
Diretor Administrativo e Financeiro – ARLAN PEREIRA DE SOUZA
Diretor de Comunicação e Desenvolvimento – PRISCILA SANTOS DA ROCHA
Diretor de Relações Funcionais – MARA MOURÃO
Diretor de Relações Externas – FÁBIO MAXIMIANO PONTES
Diretor Jurídico – HERBERT SPERIDIÃO RIBEIRO
Diretor de Aposentados e Previdência – AIDÉE SILVA DE ALMEIDA CHAPA
Plataforma:
1. Continuar disponibilizando consultas e serviços jurídicos para associados com taxas iniciais de processos negociadas (com o menor custo possível);
2. Continuar com a gestão transparente dos recursos financeiros do Núcleo ADCAP Brasília;
3. Atuar para que o POSTALIS garanta a manutenção da reserva de poupança suficiente para a aposentadoria dos participantes;
4. Atuar com representantes nas campanhas eleitorais para Conselheiros Fiscais e Deliberativos do POSTALIS, Postal Saúde e Conselho de Administração da ECT;
5. Monitorar a atuação das Diretorias do POSTALIS e Postal Saúde, em especial dos representantes eleitos com apoio do Núcleo Brasília;
6. Fomentar a integração social da ADCAP Brasília e de seus associados;
7. Buscar o diálogo franco e construtivo com a Diretoria da ECT e das Entidades Sindicais;
8. Buscar isonomia nos Acordos Coletivos de Trabalho;
9. Incentivar o crescimento profissional e acadêmico dos associados, firmando convênios com instituições de ensino com custos atrativos;
10. Fortalecer o apoio político ao Núcleo ADCAP Brasília;
11. Representar os interesses dos associados do Núcleo de Brasília, nos Fóruns que definem as decisões nacionais da ADCAP Brasília;
12. Dar continuidade as questões e alicerces que garantam a atratividade do Núcleo ADCAP Brasília com vistas a conquistar novos associados;
13. Defender os interesses dos associados do Núcleo de Brasília nas decisões do Conselho Nacional da ADCAP Nacional, atuando e se posicionando nas discussões colegiadas;
14. Ser referência de gestão e representatividade na ADCAP;
15. Fomentar atividades culturais, sociais e de lazer de baixo custo;
16. Promover eventos para os associados com vistas ao aumento de renda e de qualidade de vida;
17. Defender os interesses dos aposentados junto ao Postalis e Postal Saúde;
18. Atuar junto ao Conselho Nacional para que seja cumprido pela ADCAP Nacional, conforme registro em AGE, a revisão do Estatuto, e defender a alteração no que se refere a redução do tempo necessário de associação para que o associado possa concorrer a cargos eletivos da ADCAP e a redução do valor de contribuição dos Núcleos, que atualmente é de 40% para ADCAP Nacional e 60% para os Núcleos, lembrando que anteriormente esses valores eram de 30/70, o que é perfeitamente adequado para situação financeira atual da ADCAP Nacional, que apresenta balancete superavitário e reservas financeiras significativas;
19. Atuar pela equiparação do valor dos associados aposentados de Brasília aos demais aposentados dos outros Núcleos, conforme já defendido anteriormente pela Diretoria do Núcleo Brasília, em reunião do Conselho Nacional, por ocasião do discussão de alterações do estatuto.
Presidente – MARCIO VARALLO RIBEIRO DA SILVA
Administrador PL, Curso Superior em Administração de Empresas (AEUDF) e Engenharia Civil (UNB), Pós-Graduado em: Política e Estratégica (UNB), Marketing de Serviços (ESPM) e MBA Logística Empresarial (UNB), com 38 anos de ECT, atuou em funções de gestão e assessoria nas áreas operacional, logística, comercial e segurança empresarial da Administração Central ou SE/Brasília. Na ADCAP tem como destaque as funções de Coordenador do Núcleo de Brasília (1997 a 1999), Secretário Geral da Diretoria Executiva Nacional (1999 a 2001 e 2001 a 2003), Vice-Presidente do Núcleo de Brasília (2013 a 2016), Presidente do Núcleo de Brasília (2016 a 2019 e 2022/2025).
Vice-Presidente – JOSÉ OLIBÉRIO ALVES
Formado em Ciências Contábeis pela UFMG e Pós-graduado em Gestão Empresarial – BKR/FGV-BH e Gestão de Pessoas – FGV-BSB. Nos Correios atuou em diversas funções gerenciais incluindo Diretor Regional Adjunto em Minas Gerais e Chefe de Departamento na Administração Central. Representou a Empresa na Comissão de Negociações Coletivas do Trabalho por quase duas décadas. Membro da Comissão de Ética da ECT por dois mandatos e Coordenador do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais no biênio 2016/2017.
Secretário-Geral – RONALDO MACHADO DA SILVA
Graduado em Administração de Empresas (AEUDF) e Ciências Econômicas (CEUB), Pós-Graduado em Marketing (FGV) e Promoção e Gestão de Eventos (IESB). Ingressou nos Correios em 1978 e aposentado no PDIA de 2014. Trabalhou nas Áreas de Pessoal e de RH, na Assessoria de Comunicação e GAB/PR onde chefiou a extinta Divisão de Relações Internas e Externas, Relações Públicas e Chefe do Cerimonial, Assessor no extinto Dep. de Marketing. ronald.mach@rocketmail.com - Fone: (61) 61981915815
Diretor Administrativo e Financeiro – ARLAN PEREIRA DE SOUZA
Técnico de Correios Júnior, com 18 anos de ECT, tendo trabalhado em diversas áreas dos Correios e atualmente exerce a função de Gerente Corporativo, apurando responsabilidades de pessoas jurídicas no âmbito da Lei Anticorrupção – Lei 12.846/2013. Formado em Ciências Jurídicas e Ciências Contábeis pelo IESB com especialização em Direito Processual Civil pela Cândido Mendes e Direito Constitucional pelo Instituto Legale. É associado da ADCAP a mais de 10 anos. E-mail arpesouza@gmail.com - Fone: (61) 992869855
Diretor de Comunicação e Desenvolvimento – PRISCILA SANTOS DA ROCHA
Analista de Correios Jr. – Administradora, graduada em Administração UPIS/BSB, e Relações Internacionais CEUB/BSB, com pós-graduação em Administração Pública e Gestão Estratégica. 16 anos de Correios, com experiência nas áreas de Gestão Estratégica, Vendas, Diretoria Operacional e Inovação Operacional. Trabalhou com comunicação em todas as áreas em que passou, sendo responsável por comunicações internas e externas, eventos, reuniões digitais, publicidade e patrocínio. Na ADCAP BRASÍLIA atua como assessora de comunicação desde o início de 2024. E-mail: Priscila.rocha@gmail.com Fone: 61 99989-2729
Diretor de Relações Funcionais – MARA MOURÃO
Analista de Correios Jr. – Contadora; Graduada em Ciências Contábeis, com Licenciatura em Matemática e pós Graduada em Gestão de Pessoas, com 22 anos de Correios já tendo atuado nas áreas Financeira, Gestão de Pessoas, Presidência e Operacional. Na ADCAP Brasília desempenhou o cargo de Diretora de Relações Funcionais (2019 a 2022) e atualmente atua como Secretária Geral (2022 a 2025). No Postalis foi eleita para o Conselho Fiscal (suplente) na administração atual de 2024 a 2028. E-mail: maramourao08@gmail.com Fone: 61 9 84927852
Diretor de Relações Externas – FÁBIO MAXIMIANO PONTES
Graduado em Processos Gerenciais, Pós-graduação em Gestão Ambiental. Atuante nos movimentos Sociais e Habitacionais dos Correios (Vice-presidente MSTC – Movimento Social dos Trabalhadores dos Correios). Atuou na área operacional como Coordenador CTO e TECA, Gerente TECA e atualmente Gerência de Patrimônio e Serviços. (fmaxpontes@gmail.com) Fone: (61) 99329-9787
Diretor Jurídico – HERBERT SPERIDIÃO RIBEIRO
Analista de Correios, Administrador/ Advogado,Pós-Graduado em Marketing e Direito Digital e LGPD, MBA em Gestão Pública e Pós-Graduando em Direito Previdenciário pelo Instituto Legale, com 20 anos de ECT. Tem experiências nas áreas de Relações Governamentais, Financeira, Segurança Empresarial, Marketing, Correiçao e Investigação. E-mail herbert.ribeiro.adv@gmail.com - Fone: (61) 99259-4842
Diretor de Aposentados e Previdência – AIDÉE SILVA DE ALMEIDA CHAPA
Economista, pela FEFRJ. Pós-Graduada em Engenharia Econômica e em Administração de Recursos Humanos. Possui MBA em Gestão de Educação. Aposentada. Atuou na ECT em várias funções gerenciais, AC e DR/BSB, Inclusive no Grupo de Criação da UNIVERSIDADE CORREIOS. Integrou a ADCAP Nacional como Coordenadora da Região Centro-Oeste, participando, inclusive, da criação do SindCorreios-DF. Secretária Geral da ANAPOST, participante ativa da DIRETORIA DA ADCAP BRASÍLIA, desde sua criação. (aidee.almeida@gmail.com - Fone: (61) 9 9213-3930)
CHAPA II - RENOVAÇÃO BRASÍLIA
Composição:
Presidente – FERNANDO HUGGLER ANTUNES
Vice-Presidente – VALDENIR ZANETTE
Secretário-Geral – JOSÉ VALTER DA SILVA
Diretor Administrativo e Financeiro – ANTÔNIO FRANCISCO DE ARAÚJO NETO
Diretor de Comunicação e Eventos – ANTÔNIO ÍTALO DE AGUIAR TEIXEIRA
Diretor de Relações Funcionais – WANDERLLON DELAN DA SILVA
Diretor de Relações Externas – ELIANA GONÇALVES JORGE
Diretor Jurídico – RODNEY DE SOUZA ARITA
Diretor de Aposentados e Previdência – JÚLIO CEZAR CHAURAIS
Plataforma:
1 – Reduzir o valor da mensalidade dos aposentados associados da ADCAP Brasília, considerando que é o único Núcleo que cobra a mensalidade expressivamente acima do teto nacional para esse segmento, dentre todos os núcleos regionais da ADCAP
2 – Reformatar o evento voltado à tradicional confraternização de final de ano da ADCAP Brasília, visando a beneficiar um maior número de associados do Núcleo Brasília.
3 - Aprimorar a transparência na divulgação das informações aos associados, relativamente às ações administrativas, ao orçamento anual, aos resultados financeiros das promoções sociais e dos convênios realizados, ao nível de participação de associados nos eventos realizados, entre outros.
4 - Adequar a estrutura da ADCAP Brasília às peculiaridades do Distrito Federal, de forma que o Núcleo Brasília busque atuar alinhado às ações suportadas em estatuto desencadeadas pela Diretoria da ADCAP Nacional, tais como:
a. desenvolver ações integradas com a gestão nacional da ADCAP em defesa da sustentabilidade dos CORREIOS e de suas coligadas POSTALIS e POSTAL SAÚDE, em prol de uma gestão técnica e da redução do mero aparelhamento político;
b. apoiar os candidatos aprovados pela ADCAP Nacional para o Conselho de Administração (CA) dos CORREIOS e para os Conselhos do POSTALIS (CD e CF) e da POSTAL SAÚDE;
c. apoiar a luta nacional pela derrubada do veto (1712) aos respectivos aposentados dos CORREIOS que atendam aos critérios;
d. buscar participação nas negociações coletivas (ACT), com integração parceira com os sindicatos institucionais representativos e associações de aposentados, de forma a manter alinhamento com as normas que regem a ADCAP.
5 - Promover cursos de desenvolvimento e reuniões, presenciais ou digitais, de interesse dos associados, como também eventos informativos, tipo palestras ou workshops, - sem descuidar de temas relacionados a ECT, POSTALIS, POSTAL SAÚDE - com a presença de gestores e especialistas nos respectivos assuntos.
6. Disponibilizar aos associados meios que permitam benefício de renda familiar, mediante:
I. parcerias com entidades (SENAC, SESC, SESI, SENAI, SEBRAE e outras), para a realização de cursos profissionalizantes, sem custos para o associado;
II.realização de feiras de artesanato e outros produtos, visando à renda para os associados e possível ampliação do quadro de associados;
III.realização de oficinas com profissionais especializados em segmentos de negócios atrativos ao empreendedorismo.
7 - Desenvolver ações em defesa dos interesses dos associados da ADCAP Brasília não abrangidas pela ADCAP Nacional.
8 – Ampliar o rol de benefícios aos associados, de modo integrado ao ADCAP BENEFÍCIOS, bem como prospectar e implementar novas modalidades em Brasília e entorno.
9 – Estimular a participação de associados nas eleições para o Conselho Fiscal, visando a melhorar a percepção coletiva quanto à gestão financeira da ADCAP Brasília.
10- Implantar a “ADCAP BRASÍLIA ITINERANTE”, incluindo as Unidades de Atendimento do DF, visando a levar informações, conhecer os anseios e a aproximar os associados ao Núcleo Brasília e à própria ADCAP Nacional.
11- Acolher e analisar para possível desenvolvimento ideias e proposições afins aos objetivos da ADCAP Brasília encaminhadas a este colegiado durante sua gestão.
Presidente – FERNANDO HUGGLER ANTUNES
Administrador Postal CAP X, formado em Administração (UPIS/DF) e Educação Física (USP/SP). Trabalhou 36 anos nos Correios, (ago/80 a jun/17), 29 deles no Controle Interno, na Adm. Central e DR/RN, como Inspetor, técnico de controle interno e gestor. Atuou em quatro missões internacionais. Foi Coordenador do NR/ADCAP/RN e Diretor da ADCAP Nacional.
Vice-Presidente – VALDENIR ZANETTE
Administrador Postal CAP VI, bacharel em Economia pela AEUDF/DF, MBA em Engenharia de Produção, pela URGS/RS, MBA em Finanças Corporativas e em Auditoria e Tributos pelo IBMEC. Trabalhou 40 anos nos Correios, exercendo atividades técnicas e gerenciais na Administração Central, DR/SC e DR/MG. Aposentado em 2017.
Secretário-Geral – JOSÉ VALTER DA SILVA
Administrador, Bacharel em Administração-CEUB, pós em RH. Iniciou na ECT como Técnico Administrativo. Chefe de Seção, de Divisão na AC, Assessor de Departamento e Gerente I-projetos. Participou de vários grupos de trabalho, atuando no grupo de transição do BD do POSTALIS para o Plano POSTALPREV. Aposentado.
Diretor Administrativo e Financeiro – ANTÔNIO FRANCISCO DE ARAÚJO NETO
Administrador de empresas, graduado pela Universidade Católica de Brasília. Atuando há mais de 40 anos na área administrativa - em patrimônio, transportes e compras -, na iniciativa privada, no SESI/DF e GDF/TCB, com ênfase em licitações. Há 13 anos atuando na Gestão de Contratos de Compras dos Correios.
Diretor de Comunicação e Eventos – ANTÔNIO ÍTALO DE AGUIAR TEIXEIRA
Diretor de Relações Funcionais – WANDERLLON DELAN DA SILVA
Administrador, graduado pela Universidade Estadual de Tocantins/TO. Aprovado em três concursos dos Correios para os cargos de Operador de Triagem e Transbordo (OTT), Técnico Administrativo (TA) e Analista de Correios Júnior - Administrador. Iniciou as atividades profissionais nos Correios em 05/07/2000, após aprovação no primeiro concurso.
Diretor de Relações Externas – ELIANA GONÇALVES JORGE
Economista, formada pela UCB/BSB/DF, pós Graduada em Gestão Logística na Administração Pública – UniDF, Educador Política Social em Gerontologia, Universidade do Envelhecer – UNISER/UNB. Trabalhou 41 anos na Administração Central – AC, em atividades técnicas de Inspeção e Auditoria, foi Instrutor de Equipamentos de Segurança – Universidade Correios, coordenou Sindicâncias.
Diretor Jurídico – RODNEY DE SOUZA ARITA
Advogado e Administrador, graduado pela UPIS, Administrador Postal CAP XXI e Pós-Graduado (Especialização) em Logística pela Faculdade FIA de Administração e Negócios. Trabalha nos Correios há 29 anos, tendo atuado técnica e/ou gerencialmente nas Áreas de Operações (nacionais e internacionais), Gestão de Pessoas, Governança e Presidência.
Diretor de Aposentados e Previdência – JÚLIO CEZAR CHAURAIS
Administrador Postal CAP VIII, Advogado e pós-graduado em Investimentos e Private Bank - IBMEC. Trabalhou 36 anos nos Correios, 20 dos quais na DR/SC, onde exerceu funções na GERAD, CPL e ASJUR, e o restante na AC, em funções gerenciais (Gerente Corporativo e Chefe Departamento – DESAD, CPL, DECOE) e técnica (Assessor PRESI). Desligado no PDV-2017. E-mail: chauraisj@gmail.com
1)ANTONIO CESAR XAVIER DA SILVA - CONSELHO FISCAL ADCAP/BSB
2) BENICIO ARCANJO LOPES - CONSELHO FISCAL ADCAP/BSB
Administrador Postal, Advogado, bacharel em administração e com pós-graduação em direito empresarial. Ingressou na ECT em 1979 no cargo de Auxiliar de Escritório e aposentou em 2017 no cargo de Administrador Postal Sênior. Exerceu funções diversas como: chefe de CDD na DR/SP, chefe de seção no DETRA, Inspetor na IPG, coordenador e gerente corporativo no DECOD. Efetuou diversos trabalhos em equipe em todo o país, dentre os quais se destacam as sindicâncias para apurar irregularidades.
3) DANIEL MONTEIRO DE ARAÚJO - CONSELHO FISCAL ADCAP/BSB
Graduado em Administração de Empresas (UPIS) e Ciências Contábeis (IESB), com especialização em Perícia Contábil. Empregado dos Correios desde 2004 e exercendo a atividade de conselheiro fiscal na ADCAP BRASÍLIA durante as gestões de 2019/2022 e 2022/2025.E-mail: dmacorreios@gmail.com - Fone: (61) 9 9646-1811
4)GILSON APARECIDO DA SILVA - CONSELHO FISCAL ADCAP/BSB
Técnico de Correios Pleno, com mais de 30 anos de atuação nos Correios, onde trabalhou nas mais diversas áreas. Atualmente desempenha suas atividades como Analista no Departamento de Parcerias na Gestão de Projetos. Formado em Engenharia de Redes de Comunicações e pós-graduado em Negócios Imobiliários. Associado da ADCAP. E-mail: gilson.bsb@gmail.com – Fone/Wats: (61) 98154-9206.
5)GILSON BORGES ESPÍNDOLA - CONSELHO FISCAL ADCAP/BSB
Formação Acadêmica: MBA Executivo em Gerência de Projetos;Especialista em Metodologia de Educação a Distância; Bacharel em Ciências Contábeis. Experiência Profissional:Contador; Professor; Designer Educacional; Auditor operacional ;Supervisor de Vendas
Plataforma:
Comprometo-me a atuar com independência, ética e dedicação, sempre zelando pelos interesses de todos os associados e pela integridade da ADCAP. Para isso, basearei minha atuação nos seguintes pilares: - Engajamento e Comunicação Ativa com os Associados; - Aprimoramento Contínuo dos Processos Internos; - Fiscalização Rigorosa e Transparente. Com esse compromisso, coloco-me à disposição para contribuir com uma ADCAP cada vez mais forte e alinhada aos interesses de seus associados!
6)JOSÉ MARIA DOS SANTOS SILVA - CONSELHO FISCAL ADCAP/BSB
Administrador Postal CAP VII, Graduado em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Administração Empresarial Avançada pela Universidade Federal/PA, Regimes de Previdência e MBA em Finanças Corporativas do IBEMEC. Trabalhou 39 anos nos Correios, exercendo suas atividades gerenciais na Administração Central em Brasília (Assessor de Diretoria/PR e DIEFI e Gerente Corporativo e Coordenador Nacional da implantação do Banco Postal)), em Pernambuco (Gerente de Inspetoria) e no Pará (Gerente Regional e Diretor Regional Adjunto). Participa das atividades de gestão da ADCAP desde a fundação, como Presidente no Pará e vice-presidente em Brasília, Diretor Nacional e Conselheiro Fiscal Nacional. Aposentado pelo PDI. Foco de atuação neste novo mandato: relacionamento externo, incluindo Congresso Nacional e relações do trabalho nos Correios. damaquinha@gmail.com
7)PAULO GUIDO BARBUIO - CONSELHO FISCAL ADCAP/BSB
Analísta de Correios JR - Administrador, Administração de Empresas e Comércio Exterior – Universidade S.Judas/SP, Ciências Contábeis – Universidade Cruzeiro do Sul/DF. Nos Correios, 27 anos, em atividades como Carteiro, Assistente Comercial por 14 anos em SPI e BSB, Supervisor Operacional em Jundiaí, e atualmente no edifício Sede, na GINT/DELOG. Aposentado.