ELEIÇÕES ADCAP REGIONAL /PE - TRIÊNIO 2025/2028
ESTÁ CHEGANDO A HORA DE VOTAR!
CHAPA I: RENOVAR E AVANÇAR
COMPOSIÇÃO:
Presidente – LEONARDO MELO BARBOSA
Vice-Presidente – MARIA LUCINEIDE ARAUJO BARBOZA DE MENDONÇA
Secretário-Geral – DELTA MARIM MORAES DE FARIAS
Diretor Administrativo e Financeiro – EDUARDO VASCONCELOS DA SILVA TELLES
Diretor de Comunicação e Desenvolvimento – ANTHONY FREITAS DE LIRA
Diretor de Relações Funcionais – CYNTHIA QUEIROZ DE CASTRO ASFORA
Diretor de Relações Externas – CARLOS MARQUES
PLATAFORMA:
Chapa I: RENOVAR E AVANÇAR
Presidente - LEONARDO MELO BARBOSA
Graduado em Administração Postal pela ESAP e em Administração de Empresas, pela Universidade de Pernambuco, é Socio-fundador da ADCAP. Tem 40 anos de dedicação profissional aos Correios, com atuação nas áreas de Planejamento e Qualidade, Pessoas/RH, Operações, Negócios, Controle Interno, Educação e Segurança Corporativa. Atualmente, atua em assuntos relacionados à Governança Corporativa, sendo estudioso do assunto. Gosta de Jogos de salão e viajar, alinhando a prática de corridas de rua ao conhecimento da cultura e da gastronomia das cidades brasileiras. Confia na ADCAP como legítima representante e defensora dos interesses dos sócios.
Vice-Presidente - MARIA LUCINEIDE ARAUJO BARBOZA DE MENDONÇA
Graduada em Licenciatura de História e pós graduada em Logística. 38 anos de Correios, e já atuou nas áreas de Patrimônio, Contratação, Gestão de Contratos, Orçamento e outras. Atualmente lotada na SGREO/GEPES/PE. Sou sócia da ADCAP desde a sua criação.
Secretário Geral - DELTA MARIM MORAES DE FARIAS
Nascida em Recife; graduada em Licenciatura Plena em Letras, Administração de Empresas, pós-graduada em Gestão e Administração de Recursos Humanos; ingressou nos Correios em 1978; participou das áreas da Diretoria, de Suprimento, Recursos Humanos, Saúde, Treinamento, Comercial, aposentada em 2017 na ASGET-Assessoria de Gestão Emprego e Trabalho; pós aposentadoria graduada em Tecnóloga em Alimentos; atualmente cursando Agronomia online.
Diretor Administrativo e Financeiro - EDUARDO VASCONCELOS DA SILVA TELLES
Nascido em Recife em 1978, Eduardo Telles é graduado em Administração pela Universidade Tiradentes e possui pós-graduação em Administração Pública e Gestão de Pessoas pela Faculdade Iguaçu do Paraná. Ingressou nos Correios em dezembro de 2001, onde construiu uma sólida trajetória profissional, atuando nas áreas de atendimento e gestão de pessoas. Ao longo de sua carreira, exerceu cargos de liderança como Coordenador, Chefe de Seção, Subgerente e Gerente, consolidando ampla experiência em gestão organizacional.
Diretor de Comunicação e Desenvolvimento - ANTHONY FREITAS DE LIRA
Recifense, formado em Administração de Empresas, pela Faculdade São Miguel, com especialização em Gestão da Qualidade. Entrou nos Correios em setembro de 2005, atuou em agências e área de atendimento até 2012. Desde então, trabalha no setor de Controle Interno.
Diretor de Relações Funcionais - CYNTHIA QUEIROZ DE CASTRO ASFORA
Bacharel em Direito e Pós Graduada em Administração em Marketing. 41 anos e 6 meses de Correios. Atuou nas Atividades de Contabilidade, Assessoria Técnica e Área de Gestão de Pessoas
Diretor de Relações Externas - CARLOS MARQUES
Graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco – Unicap-PE e Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE. Ingressou na Empresa em 1987, na área telegráfica, no cargo de Operador de Telecomunicações. Já atuou em diversas áreas Informática, financeira, recursos humanos e vendas. Hoje é lotado na Coordenação de Comunicação há mais de 25 anos
CHAPA II : AVANÇAR
COMPOSIÇÃO:
Presidente - MARCOS VALÉRIO DE MEDEIROS
Vice-Presidente - MAURÍCIO GAZZANIGA
Secretário-Geral - ILZA DANTAS MENEZES
Diretor Administrativo e Financeiro - HEYDER JORGE HORTA BARBOSA
Diretor de Comunicação e Desenvolvimento - LÚCIA MOURA DA COSTA
Diretor de Relações Funcionais - CARLOS JOSÉ DE FREITAS PEREIRA
Diretor de Relações Externas - SORAYA GUERRA DE SOUZA
PLATAFORMA:
1.Promover a integração dos empregados e associados.
2.Atuar na defesa dos direitos dos associados.
3.Atuar em defesa do Postalis, Postal Saúde, Correios 100% (cem) pública.
4.Incentivar a prática da meritocracia nos Correios e empresas coligadas.
5.Promover uma gestão democrática, promovendo a participação dos associados nos rumos da ADCAP/PE.
6.Promover atividades de integração e laser para os associados e familiares.
7.Promover o acesso dos associados à defesa de seus direitos.
8.Apoiar, convergir e interagir com a ADCAP Nacional sempre na defesa dos direitos dos futuros aposentados dos Correios na Postal Saúde.
Chapa II- Avançar
Presidente - MARCOS VALÉRIO DE MEDEIROS
Nascido em 1964, Ex-aluno do Colégio da Polícia Militar de Pernambuco, formado em Edificações pela Escola Técnica Federal de Pernambuco em 1984, e Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP em 1990. Ingressou nos Correios em julho de 1989, inicialmente contratado no cargo de Técnico em Edificações, e em 2008 reclassificado após concurso público para Analista de Correios Pleno/Engenheiro Civil. Dos 35 (trinta e cinco) anos nos Correios, sempre trabalhou na área de engenharia. Na ECT foi Supervisor de Obras, Chefe de Seção, Subgerente e Gerente (GEREN e GERES). Atualmente lotado na Seção de Manutenção Predial da Gerência de Engenharia/PE.
Na ADCAP, uma voz atuante, fez parte da Diretoria que adquiriu a SEDE própria em março/2000, iniciando as festas de confraternização nos moldes conhecidos. Presidente da ADCAP/PE entre 2002 e 2004. Fez parte da Diretoria que iniciou os processos da curva de maturidade. Participou de movimentos em defesa do Postalis. É presidente da atual Diretoria, onde firmou convênio com Veneza Water Park e Clínica de Vacinação VACCINE.
Vice-Presidente - MAURÍCIO GAZZANIGA
Nascido em 1958, Estudou na Escola Técnica Estadual Marter Luther King de São Paulo, formado em Técnico em Mecânica em 1978, ingressou nos Correios em Fevereiro de 1981, inicialmente contratado como Auxiliar Técnico de Telecomunicações na DR/SPM, atuando diretamente nas maquinas de Triagem NEC no Centro Operacional do Jaguaré, na seção de Manutenção de Máquinas GEREN/SPM, em 1984 transferido a pedido para Administração Central para o Departamento de Engenharia DEPEN, em Dezembro de 1999 transferido por necessidade de Serviço para a GEREN/DR-PE , neste período de 35 anos de ECT atuei nos cargos de Auxiliar Técnico até Técnico Sénior , e nas funções de Chefe de Setor, Supervisor e Substituindo Chefe de Seção, sempre lotado nas GERENS e atuando diretamente na manutenção dos equipamentos de Triagem de Cartas e Encomendas e nos equipamentos operacionais. Saiu dos Correios no PDV de Maio de 2017.
Secretário-Geral - ILZA DANTAS MENEZES
Nascida em 1958, formou-se em Letras e Inglês na FUNESO em 2000. Ingressou nos Correios em março de 1985, contratada como Operador Telegráfico. Trabalhou no CST, REOP 01, GERAD, Jurídica, GERES, Gabinete/PE. Atualmente no cargo de Agente de Correios, lotada na GEREN.
Diretor Administrativo e Financeiro - HEYDER JORGE HORTA BARBOSA
Heyder é casado, tem duas filhas e um casal de netos. Simpatizante do Sport, admirador da Coral e do Timbu. Aposentado dos Correios desde 2017, onde ocupou o cargo de Administrador Postal/Analista Sênior e exerceu diversas funções. Tem atuação e participação na ADCAP desde a sua fundação, já tendo presidido a ADCAP/PE e participado da Diretoria da ADCAP Nacional. Atualmente, advoga (formado em Direito em 2022) e atua com gestão e consultoria imobiliária. Como hobby, artesanato e coleciona réplicas (miniaturas) de carros.
Caso a Chapa Avançar seja eleita, espera contribuir para dar continuidade aos trabalhos de integração e apoio aos associados.
Diretor de Comunicação e Desenvolvimento - LÚCIA MOURA DA COSTA
Nasceu no dia 24 de setembro de 1955, contratada nos Correios no dia 21.05.1975 através de concurso para desenhista, tendo sido lotada no Centro de Treinamento Correio Paulo Bregaro, por 10 anos, e realizou trabalhos na Engenharia. Prestou concurso para Técnico de Comercialização, sendo lotada na GECOM, em seguida assumiu a Chefia de Vendas na GECOM, foi convidada para assumir a Chefia de Master de Franquias, no Gabinete da Diretoria, Sub Gerente de Atendimento, na REOP 01, a seguir assumiu a Assessoria Filatélica, tendo participado de um curso de Filatelia em Portugal, a seguir assumiu a Chefia da Assessoria de Comunicação, Assessoria de Planejamento e Qualidade, Sub Gerência de Recursos Humanos, Assessoria de Comunicação, finalizando como Chefe do Centro Cultural Correios Recife/ Pernambuco. Possui a seguinte formação: Técnica: Contabilidade e Edificações. Superior: Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas pela ESURP, Administração de Empresas até o 7° período na ESUDA, Direito na UNICAP.Pós Graduação: Administração de Marketing na FESP, com uma cadeira na Georgia/EUA Jornalismo Cultural na UFPE. Por 41 anos trabalhou nas seguintes áreas :CETED, GEREN, GECOM, SATEN/REOP01, GEREC, ASFIL, GAB-DR/PE, ASCOM, APLAQ, CCC/Recife. Saiu dos Correios em 18/01/2016.
Diretor de Relações Funcionais - CARLOS JOSÉ DE FREITAS PEREIRA
Nascido em 1965, ingressou nos Correios em 1998. Analista de Correios Jr – Administrador. Já exerceu as funções de Assessor de Planejamento e Qualidade; Assessor Técnico; Gerência de Vendas; Gerência de Educação Corporativa e Coordenação de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Operacional. É Administrador e Mestre em Gestão de Políticas Públicas, Pós-graduado em Gestão da Qualidade em Serviços; Gestão Ágil de Projetos; Psicologia Transpessoal, Extensão em Consultoria Organizacional, Mentoria e Coaching. Professor Universitário e Escritor com 8 livros publicados
Diretor de Relações Externas - SORAYA GUERRA DE SOUZA
SORAYA, Graduada em Ciência da Computação em 1983 pela UFPE, Pós-graduada em Gestão de Sistemas. Ingressou na ECT em dezembro do 1983, e sempre trabalhou na área de sistemas. Exerceu as funções de Chefe de Seção, Subgerente e Gerente de Sistemas por mais de 10 anos. Aposentada desde 2017, atualmente exerce trabalhos voluntários, tem como hobby VIAJAR, conhecer outros ambientes, culturas e hábitos, tendo facilidade de se adaptar ao novo.
CHAPA III: RECONSTRUÇÃO E UNIÃO PELA ADCAP/PE
COMPOSIÇÃO:
Presidente: DERIVALDO CÂNDIDO DE GOUVEIA
Vice-Presidente: ROBERTO PRADO DE OLIVEIRA
Secretário-Geral: ALEXANDRE DE MELO
Diretor Administrativo e Financeiro: WILDA DA SILVA SANTOS
Diretor de Comunicação e Desenvolvimento: JOÃO BATISTA MARCELINO DA SILVA
Diretor de Relações Funcionais: ROSEANE ALVES DA SILVA
Diretor de Relações Externas: MANOEL SIMÃO DA SILVA
PLATAFORMA:
A Chapa Reconstrução e União pela ADCAP-PE, tem como objetivo principal defender os interesses dos seus associados, trazendo propostas de melhorias para os trabalhadores e trabalhadoras dos Correios, em pautas extremamente importantes como: Postalis, Correios Saúde, Novo PCCS, PLR, incorporação de função e outras melhorias voltadas também para a qualidade de vida dos empregados de PE, conforme à seguir:
Realização de parcerias com empresas voltadas para as necessidades dos empregados e que forneçam facilidades de pagamentos, com menores preços e maiores descontos, nos seguimentos abaixo:
-Clínicas Médicas Especializadas;
-Clínicas Odontológicas;
-Clínicas Estéticas;
-Empresas de Entretenimentos e Lazer;
-Farmácias;
-Hóteis e Pousadas e outros.
Chapa III: RECONSTRUÇÃO E UNIÃO PELA ADCAP/PE
Presidente: DERIVALDO CÂNDIDO DE GOUVEIA
FORMAÇÃO ACADÊMICA: Logística pela IBGM e Pós Graduado em Gestão de Pessoas Pela IBGM
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Entrou na empresa em 18/01/1999, como Carteiro pedestre, depois foi motoqueiro, passando no RI para Supervisor Operacional e alguns anos depois passou a ser Gerente de CDD onde continua por mais de 10 anos.
ATUAÇÃO ASSOCIATIVA: Associado ao SINTECT/PE, ADCAP/PE e ANATECT/PE.
Vice-Presidente: ROBERTO PRADO DE OLIVEIRA
FORMAÇÃO ACADÊMICA: Estudos Sociais pela UFRPE
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Entrou na empresa em 19/03/1987, atuou por quase 20 anos como dirigente sindical, entre o SINTECT-PE e a FENTECT. Após este período, através de RI, assumiu no ano de 2009, como Coordenador de Unidade Operacional no CTC/RECIFE, passando para Supervisor Operacional em 2011, no CDD CORDEIRO, e para Gerente de Centro de Distribuição Domiciliar, no ano de 2012, onde atua até hoje.
ATUAÇÃO ASSOCIATIVA: Permanece filiado ao SINTECT-PE e a ADCAP/PE.
Secretário-Geral: ALEXANDRE DE MELO
FORMAÇÃO ACADÊMICA: Administração de Empresas na Faculdade Joaquim Nabuco.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Entrou na empresa em 08/09/1997 como Carteiro pedestre, depois foi motoqueiro, passou no RI para Supervisor, e em alguns anos depois passou a ser Gerente de operações de CDD, Coordenador de unidade operacional, hoje é Chefe de Seção da GEDIS- PE.
ATUAÇÃO ASSOCIATIVA: Associado ao SINTECT-PE, ADCAP/PE, ANATECT-PE.
Diretor Administrativo e Financeiro: WILDA DA SILVA SANTOS
FORMAÇÃO ACADÊMICA: Ciências Contábeis, Direito, MBA em Gestão de Pessoas e Técnico de Contabilidade.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Entrou na empresa em 07/07/1989 como Auxiliar de Serviços Postais, depois passei para Executante Operacional, passei para Assistente de Administração, Assistente Administrativo I, Assistente Administrativo II, assumi a função de Assistente Comercial, Chefe de Seção, Supervisor Administrativo e Subgerente de Segurança Corporativa.
ATUAÇÃO ASSOCIATIVA: Associada a ADCAP/PE, ANATECT/PE e APEAC/PE.
Diretor de Comunicação e Desenvolvimento: JOÃO BATISTA MARCELINO DA SILVA
FORMAÇÃO ACADÊMICA: Ensino Médio Completo
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Entrou na empresa em 01/08/1979, como Executante Operacional e passou para Atendente (Agente de Correios).
ATUAÇÃO ASSOCIATIVA: Fundador e sócio do SINTECT/PE e associado a ADCAP/PE.
Diretor de Relações Funcionais: ROSEANE ALVES DA SILVA
FORMAÇÃO ACADÊMICA: Ensino Médio Completo EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Entrou na empresa em 03/12/1985, assumiu funções de Membro da CPL, Chefe de Contas Médicas, Supervisora de CDD, assumiu nas férias a Gerência da AC. Paulo Bregaro, foi Supervisora do Centro Operacional Recife, foi Chefe de Sessão na GERAT.
ATUAÇÃO ASSOCIATIVA: Associada ao SINTECT-PE e a ADCAP/PE
Diretor de Relações Externas: MANOEL SIMÃO DA SILVA
FORMAÇÃO ACADÊMICA: Administração e Pós- Graduação em Gestão Pública
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Entrou na empresa em 27/09/1979 como Auxiliar de Serviços Postais, depois fez concurso para carteiro, assumiu a função de Chefe de CDD, depois de Supervisor Operacional, depois de Gerente de CDD, por último de Coordenador UO.
ATUAÇÃO ASSOCIATIVA: Associado a ADCAP/PE.
1) WELLINGTON ANTONIO DE SOUZA - Conselho Fiscal - NR/ADCAP/PE - 2025/2028
2) ORLANDO DA SILVA DUDA - Conselho Fiscal - NR/ADCAP/PE - 2025/2028
3) ANTONIO PEREIRA DE MENDONÇA - Conselho Fiscal - NR/ADCAP/PE - 2025/2028